FOTOCOAGULAÇÃO A LASER


A FOTOCOAGULAÇÃO A LASER é um procedimento utilizado para o tratamento de diversas doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho localizados na retina. Com o surgimento dessa técnica, muitas doenças retinianas – que antes não tinham tratamento eficaz e provocavam hemorragias com muita frequência – agora podem ser melhor tratadas.

A FOTOCOAGULAÇÃO A LASER é utilizada para tratar diversas doenças da retina:

RETINOPATIA DIABÉTICA


A DIABETES descontrolada leva à proliferação desenfreada de vasos sanguíneos anômalos na retina, estágio da doença conhecida por RETINOPATIA DIABÉTICA PROLIFERATIVA. Por sua constituição anormal, são vasos finos e fracos que, ao sangrar, levam a um prejuízo irreversível da visão. Nesses casos, a FOTOCOAGULAÇÃO A LASER é capaz de realizar a ablação desses neovasos, reduzindo seu crescimento e evitando novos sangramentos.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE


Apesar de indicada com menos frequência e ser substituída pela INJEÇÃO INTRAVÍTREA em diversos casos, a FOTOCOAGULAÇÃO A LASER também pode ser usada em situações específicas de DEGENERAÇÃO MACULAR, como no caso de pacientes que não respondem bem à terapia com drogas anti-VEGF intravítreas. Beneficiam-se os pacientes que apresentam a proliferação de vasos da coróide longe da fóvea, área central da retina que forma imagens com a maior nitidez.

GLAUCOMA


O GLAUCOMA caracteriza-se pelo aumento da pressão intraocular a níveis que podem lesionar o nervo óptico, que conduz o estímulo luminoso captado na retina até o cérebro. Em casos específicos de GLAUCOMA neovascular, a proliferação de neovasos pode ser controlada com a FOTOCOAGULAÇÃO A LASER. O uso do laser ainda pode ser usado para reduzir diretamente a pressão intraocular (procedimento conhecido como Trabeculoplastia a Laser) ou reduzir o acúmulo do humor aquoso através da diminuição de sua produção e aumento da sua saída pela Ciclofotocoagulação.

Como é realizada a FOTOCOAGULAÇÃO A LASER?


  • É um procedimento simples, indolor e rápido
  • Realizado em regime ambulatorial (sem internação) após anestesia com colírio.
  • Tem duração média de 10 minutos
  • Não necessita nenhum preparo ou jejum
  • É preciso dilatar a pupila. Por isso, traga um acompanhante, pois você não poderá dirigir após o exame.

Há riscos e efeitos colaterais?


A FOTOCOAGULAÇÃO A LASER é uma técnica segura. No entanto, em qualquer procedimento cirúrgico, o paciente nunca está isento de riscos.

 


Aqui no CENTRO MÉDICO FELLET somos especializados em retina e vítreo e vamos acompanhá-lo da avaliação pré-operatória, ao procedimento da FOTOCOAGULAÇÃO A LASER e seu pós-operatório.

Se você tem RETINOPATIA DIABÉTICA ou DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE ou está apresentando algum sintoma, agende uma consulta e venha nos conhecer. Esperamos sua visita.

Clique aqui e agende sua consulta

(33) 99954-3424
ou ligue: (33) 3721-3424.