CIRURGIA REFRATIVA A LASER

 

CIRURGIA REFRATIVA A LASER PARA MIOPIA


COMO É FEITA A CIRURGIA PARA CORREÇÃO DE MIOPIA?
Pinga-se algumas gotas de colírio anestésico no olho do paciente. Caso ele esteja muito nervoso, o médico pode optar por dar um leve sedativo antes do início da cirurgia. Retira-se o epitélio (membrana que reveste a córnea). Então um laser – de altíssima precisão – começa a “trabalhar” , esculpindo a córnea de forma extremamente rápida. O paciente pode, inclusive, movimentar o globo ocular porque o laser lê a superfície dos olhos até 4.000 vezes por segundo, o que faz com que ele sempre acerte no ponto certo. Após modelar a córnea corretamente, de acordo com o grau do paciente, é coloca uma lente de contato-curativo provisória que serve para ajudar na cicatrização e essa é retirada após 7 dias . A CIRURGIA DE MIOPIA dura, em média, 20 minutos.

RISCOS DA CIRURGIA DE MIOPIA:

Os riscos que envolvem a CIRURGIA REFRATIVA são os mesmos das cirurgias normais, com chances (raras) de algo dar errado durante a cirurgia. Para isso, procure um CIRURGIÃO-OFTALMOLOGISTA conceituado. A cirurgia consegue tratar 90% dos casos de miopia. Em outros casos, pode sobrar algum grau, mas isso se dá pelo fato de a cicatrização da córnea/epitélio não ser a mesma de paciente pra paciente. O ideal é que você faça todos os exames pré-operatórios que o seu oftalmologista te receitar, para diminuir ao máximo os riscos da cirurgia.

QUEM PODE FAZER:

Pessoas acima de 18 anos e com grau estabilizado (mudança de até 0,50 em 1 ano) pacientes que não tenham a córnea muito fina e pacientes que não tenham anomalias/doenças oculares, como olho muito seco, catarata, entre outras. Quem tem condições de fazer a cirurgia deve fazer. É um investimento que vale pela vida inteira. E o custo se paga em 3 trocas de óculos que deixarão de ser necessárias. Para mais informações, procure o seu oftalmologista.

 

CIRURGIA REFRATIVA A LASER PARA ASTIGMATISMO


O QUE É ASTIGMATISMO?

ASTIGMATISMO é uma anomalia da visão onde a curvatura da córnea é “ovalada” e não “esférica”, como é o normal. Esta alteração faz com que a luz se refrate em vários pontos da retina, provocando deformações na visão. As imagens, então, aparecem embaçadas ou distorcidas. A pessoa tem dificuldade para enxergar nitidamente tanto de longe como de perto, variando conforme o grau da doença. O ASTIGMATISMO afeta a visão tanto de crianças quanto de adultos e pode ser corrigido com o uso de óculos, lente de contato ou cirurgia. As cirurgias refrativas procuram modificar a superfície da córnea, regularizando a curvatura corneana na sua porção central e determinando a formação da imagem na retina. As mais conhecidas, e que se propõem corrigir diferentes graus de astigmatismo, são as cirurgias com Excimer Laser – Lasik e PRK.

 

CIRURGIA REFRATIVA LASER PARA HIPERMETROPIA


O QUE É HIPERMETROPIA?

HIPERMETROPIA é o grau positivo, em que há embaralhamento para longe e vista cansada para perto. Quanto mais idade, mais o grau se manifesta e mais dependente dos óculos o paciente se torna. Em geral, após 40 a 45 anos, além da HIPERMETROPIA, manifesta-se a presbiopia (vista cansada). Isso leva o paciente ao uso de óculos para longe e perto, antigamente chamado de bifocal e hoje substituído pelo multifocal. A cirurgia de HIPERMETROPIA pode ser feita até 4 graus, dependendo das condições da córnea.

Com o Excimer Laser, a cirurgia de HIPERMETROPIA é segura e eficiente. Para quem tem grau muito alto, existe alternativa cirúrgica, que é a substituição do cristalino natural do olho por um cristalino artificial.

COMO É REALIZADA A CIRURGIA REFRATIVA LASER PARA HIPERMETROPIA?

  • A cirurgia de HIPERMETROPIA é realizada pelo método PRK ou LASIK;
  • O PRK é realizado com LASER, método mais seguro e com excelente precisão;
  • Tanto para miopia, astigmatismo ou hipermetropia, a cirurgia é realizada praticamente da mesma maneira. O que varia é o programa do laser;
  • Anestesia: tópica, isto é, com gotas de colírio;
  • Tempo cirúrgico: é muito rápido. Em geral, o laser retira 1 grau a cada 4 segundos;
  • Dor: o ato cirúrgico, em si, não apresenta dor;
  • Tampão ocular: não é mais necessário. O paciente sai da cirurgia com os olhos abertos. E deve utilizar óculos solar quando em ambiente aberto;
  • Recuperação Visual: a recuperação se dá entre 7 e 15 dias na técnica PRK, dependendo do método cirúrgico utilizado. A recuperação visual total pode levar até 90 dias em poucos casos. Porém, o retorno ao trabalho ocorre após 7 dias.

 


 

Para ser candidato à Cirurgia Refrativa a Laser, você precisa ter as seguintes condições:

  • Ter mais de 18 anos.
  • Ter grau dos óculos ou lente de contato estável (pequenas variações não contraindicam a cirurgia).
  • Não ter doença ocular ou sistêmica que contraindique a cirurgia.
  • Em caso de gestação ou amamentação, recomendamos adiar o procedimento.
  • Não ter doenças oculares, principalmente as doenças da córnea (tais como ceratocone).

 


 

DÚVIDAS:

É PRECISO USAR COLÍRIOS NO PÓS-OPERATÓRIO?     

Em geral, utiliza-se colírios por 30 dias. Algumas pessoas com olho seco, podem necessitar de colírios por mais tempo.

A CIRURGIA REFRATIVA A LASER NECESSITA DE RETOQUE?

Em 95% dos casos não é necessário retocar a cirurgia.

SAI TODO O GRAU NA CIRURGIA REFRATIVA A LASER?

Em geral, sim. Em média, somente 3% dos pacientes submetidos à cirurgia necessitam usar óculos. Algumas pessoas, por sensibilidade à luz, computador e direção, podem necessitar usar óculos escuros para estas atividades.

 


* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.

Clique aqui e agende sua consulta

(33) 99954-3424
ou ligue: (33) 3721-3424.