A córnea é uma membrana transparente localizada na região anterior do globo ocular, na frente da íris (parte colorida). Esta membrana deve ser perfeitamente transparente e esférica, de forma a permitir a penetração dos raios luminosos e uma boa qualidade de visão.
Quando a pessoa tem CERATOCONE, esta membrana se deforma e assume um formato cônico ao invés de esférico. A visão fica comprometida e o uso de lentes de contato se faz necessário para a melhora visual.
Quando o CERATOCONE é muito avançado e a pessoa não consegue uma boa visão com lentes de contato, uma cirurgia pode se fazer necessária, como o IMPLANTE DO ANEL DE FERRARA OU O CROSSLINKING.
IMPLANTE DO ANEL DE FERRARA OU ANEL CORNEANO INTRAESTROMAL
O ANEL DE FERRARA é uma técnica cirúrgica de caráter investigacional para redução de CERATOCONES MODERADOS.
Consiste na implantação de uma prótese de acrílico na intimidade do tecido corneano, de modo a alterar a curvatura da córnea.
A curvatura corneana acentuada e deformada pelo CERATOCONE muitas vezes pode ser melhorada com o implante do ANEL DE FERRARA, devolvendo à córnea um formato mais próximo do normal.
Essa técnica é indicada quando o paciente não tolera o uso das lentes de contato e não está muito confortável com o uso dos óculos.
Em caso de correção inadequada, a técnica pode ser ajustada e o anel pode ser até mesmo removido em qualquer época, sem prejuízo para saúde da córnea. Não se impede também a realização do transplante de córnea no futuro, caso seja necessário.
A cirurgia é realizada sob anestesia local tópica, em caráter ambulatorial, com laser de femto-segundo, o que confere uma maior precisão e segurança para o procedimento.
A recuperação visual demora em média de 3 a 6 meses. Alguns pacientes, entretanto, já observam alguma reabilitação visual dias após a cirurgia.
CROSSLINKING DA CÓRNEA
O CROSSLINKING DA CÓRNEA é um novo tratamento cirúrgico desenvolvido com a finalidade de aumentar a resistência da córnea, aumentando sua estabilidade. O objetivo é minimizar a progressão do CERATOCONE e com isso retardar ou até mesmo evitar um futuro transplante de córnea.
O procedimento é indicado para pacientes portadores das chamadas ectasias corneanas, como CERATOCONE e DEGENERAÇÃO MARGINAL PELÚCIDA. O tratamento também pode ser realizado em pacientes previamente submetidos a outras cirurgias na córnea. O CROSSLINKING DA CÓRNEA corresponde ao processo de fortalecimento de uma estrutura pela indução de ligações covalentes entre as moléculas de um mesmo material ou órgão.
No CROSSLINKING DA CÓRNEA acontece um fortalecimento das fibras de colágeno (que representam as pontes de sustentação da córnea). Com o aumento da resistência corneana, diminui-se a elasticidade da córnea e com isso, reduz-se a chance de progressão do abaulamento corneano, responsável pelo alto astigmatismo e baixa da visão. Atualmente o CROSSLINKING DA CÓRNEA é a cirurgia mais realizada no mundo para tratamento do CERATOCONE.
O procedimento cirúrgico é simples e minimamente invasivo, sendo realizado somente com anestesia tópica (colírios). A duração é de aproximadamente 30 minutos e não há necessidade de internação, jejum ou repouso.
Os maiores beneficiários são pacientes que apresentam estágios leves a moderados da doença. Mas os últimos estudos já mostram benefícios em estágios avançados e especialmente em crianças e jovens. O tratamento com o CROSSLINKING DA CÓRNEA vem revolucionando o tratamento do CERATOCONE e traz uma grande esperança para os jovens portadores de CERATOCONE.
* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular. Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (33) 3721-3424.